Questões

Total de Questões Encontradas: 45

Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
"Detalhes da qualidade do produto de software podem ser melhorados durante a implementação do código, revisão e teste, mas a natureza fundamental da qualidade do produto de software representada pela qualidade _____________________ mantém-se inalterada, a menos que seja reprojetada." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
A
interna 
B
em uso 
C
externa
D
em uso estimada (ou prevista) 
E
externa estimada (ou prevista) 
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
Segundo a Norma ISO/IEC 27002:2005, a segurança física e do ambiente tem como objetivo prevenir o acesso físico não autorizado, danos e interferências com as instalações e informações. Em seu subitem perímetro de segurança física são apresentadas algumas diretrizes para implementação. Assinale a alternativa INCORRETA acerca do perímetro de segurança física. 
A
Sejam construídas barreiras físicas, onde aplicável, para impedir o acesso físico não autorizado e a contaminação do meio ambiente. 
B
As instalações de processamento da informação gerenciadas pela organização devem ficar fisicamente separadas daquelas que são gerenciadas por terceiros. 
C
Seja implantada uma área de recepção, ou um outro meio para controlar o acesso físico ao local ou ao edifício; o acesso aos locais ou edifícios deve ficar restrito somente ao pessoal autorizado. 
D
Os perímetros de segurança sejam claramente definidos e que a localização e a capacidade de resistência de cada perímetro dependam dos requisitos de segurança dos ativos existentes no interior do perímetro, e dos resultados da análise/avaliação de riscos. 
E
A data e a hora da entrada e saída de visitantes sejam registradas, e todos os visitantes sejam supervisionados, a não ser que o seu acesso tenha sido previamente aprovado; é necessário que as permissões de acesso sejam concedidas somente para finalidades específicas e autorizadas, e sejam emitidas com instruções sobre os requisitos de segurança da área e os procedimentos de emergência.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
O e-MAG é um modelo de acessibilidade em governo eletrônico e apresenta-se na versão 3.0, atualizado e mais abrangente no que diz respeito a tornar acessível o conteúdo do governo brasileiro na Web. Para isso, adota padrões de acessibilidade, que compreendem recomendações ou diretrizes que visam tornar o conteúdo Web acessível a todas as pessoas, sem distinção de classe, raça, cor, sexo, inclusive às pessoas com deficiência. Destina-se aos autores de páginas, projetistas de sítios e aos desenvolvedores de ferramentas para criação de conteúdo. A classificação das recomendações é feita dividindo-as por seções. Uma dessas classificações é marcação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica de marcação. 
A
Fornecer alternativa para modificar limite de tempo. 
B
Não utilizar redirecionamento automático de páginas. 
C
Organizar o código HTML de forma lógica e seméintica. 
D
Não criar páginas com atualização automática periódica. 
E
Garantir que os objetos programáveis sejam acessíveis.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
O Scrum engloba um padrão de processos enfatizando prioridades de projeto, unidades de trabalho compartimentalizadas, comunicação e feedback frequente por parte dos clientes. Enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processo de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. "Não são introduzidos(as) durante execução de urgências (Sprint). Portanto, Sprint permite que os membros de uma equipe trabalhem em um ambiente de curto prazo, porém estável." Trata-se de 
A
demos. 
B
reuniões Scrum. 
C
urgências (corridas de curtas distâncias). 
D
registros pendentes de trabalhos (Backlog). 
E
alterações (por exemplo, itens do registro de trabalho - backlog work itens).
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
Os níveis de maturidade do modelo MPS (Melhoria de Processo de Software) estabelecem patamares de evolução dos processos e representam estágios de melhoria para a implementação de processos em uma organização. Possui 7 níveis de maturidade, sendo um deles o nível D - largamente definido. São alguns processos do nível D: 
A
Aquisição, gerência de configuração e medição. 
B
Desenvolvimento de requisitos, validação e integração do produto. 
C
Gerência de requisitos, gerência de projetos e garantia da qualidade. 
D
Gerência de decisões, gerência de riscos e desenvolvimento para reutilização. 
E
Gerência de recursos humanos, gerência de reutilização e definição do processo organizacional.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
A gestão de incidentes de segurança da informação de acordo com a Norma ISO/IEC 27002:2005 tem como objetivo assegurar que fragilidades e eventos de segurança da informação associados com sistemas de informação sejam comunicados, permitindo a tomada de ação corretiva em tempo hábil. Na notificação de eventos de segurança da informação, é necessário que os eventos de segurança da informação sejam relatados através de canais apropriados da direção, o mais rapidamente possível. É correto afirmar que, em suas diretrizes para implementação, os procedimentos devem incluir 
A
trilhas de auditoria e evidências similares coletadas e protegidas. 
B
ações para recuperação de violações de segurança e correção de falhas do sistema cuidadosa e formalmente controladas. 
C
informação resultante da análise de incidentes de segurança da informação usada para identificar recorrentes ou de alto impacto. 
D
formulário para apoiar a ação de notificar um evento de segurança da informação e ajudar as pessoas a lembrar as ações necessárias para a notificação do evento. 
E
objetivos da gestão de incidentes de segurança da informação em concordância com a direção, e que seja assegurado que os responsáveis por essa gestão entendam as prioridades da organização no manuseio de incidentes de segurança da informação.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
A assinatura digital é um mecanismo de autenticação, que torna possível a quem envia uma mensagem, anexar um código que atue como uma assinatura, provando ser ele o autor da mensagem ou mesmo quem se apresenta. Existem dois modelos: assinatura digital direta e arbitrada. "Utiliza um algoritmo que foi projetado para oferecer apenas a função de assinatura digital." Trata-se de 
A
PGP - Pretty Good Privacy. 
B
CBC - Cipher Block Chaining. 
C
DSS - Digital Signature Standard. 
D
DSA - Digital Signature Algorithm. 
E
OAE P - Optimal Assymetric Encryption Padding. 
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
A métrica ponto de função mede o tamanho funcional de um projeto de software; além disso, observa as funcionalidades implementadas, considerando a visão do usuário. Segundo o roteiro de métricas de software do SISP 2.0, a fórmula de cálculo utilizada no dimensionamento de projetos de melhoria de software é:

PF_MELHORIA = PF_INCLUIDO + (Fl x PF_ALTERADO) + (0,40 x PF_EXCLUIDO) + PF_CONVERSAO
FI (Fator de Impacto) pode variar de 50% a 90%.

Sobre essa informação, assinale a alternativa correta. 
A
FI = 90% representa a adição de 25% como fator de redocumentação ao fator de impacto anterior (65%). 
B
FI = 75% para funcionalidade de sistema desenvolvida ou mantida por meio de um projeto de melhoria pela empresa contratada. 
C
FI = 50% para funcionalidade de sistema não desenvolvida ou mantida por meio de um projeto de melhoria pela empresa contratada e com necessidade de documentação da funcionalidade. 
D
FI = 75% para funcionalidade de sistema não desenvolvida ou mantida por meio de um projeto de melhoria pela empresa contratada e sem necessidade de redocumentação da funcionalidade. 
E
FI = 80% para funcionalidade de sistema não desenvolvida ou mantida por meio de um projeto de melhoria pela empresa contratada e com necessidade de redocumentação da funcionalidade.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
O Manual de Práticas de Contagem (CPM) [irpue, 2010b] apresenta as regras de contagem de pontos de função de projetos de desenvolvimento, projetos de melhoria e aplicações implantadas. O CPM 4.3 define lógica de processamento como requisitos especificamente solicitados pelo usuário para completar um processo elementar. Assinale a alternativa abaixo INCORRETA acerca desses requisitos. 
A
Dados são reordenados. 
B
Comportamento do sistema alterado. 
C
Dados filtrados e selecionados sem necessidade de critérios. 
D
Reparação e apresentação de informações para fora da fronteira. 
E
Recebimento de dados ou informações de controle que entram pela fronteira da aplicação.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
Em relação ao e-MAG, uma outra classificação das recomendações é apresentação/design. Essa classificação apresenta as seguintes recomendações, EXCETO: 
A
Disponibilizar documentos em formatos acessi'veis. 
B
Possibilitar que o elemento com foco seja visualmente evidente. 
C
Oferecer contraste mínimo entre plano de fundo e primeiro plano. 
D
Permitir redimensionamento de texto sem perda de funcionalidade. 
E
Não utilizar apenas cor ou outras características sensoriais para diferenciar elementos.
Página 1 de 5