Questões

Total de Questões Encontradas: 246

Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Com relação ao conceito de Workflow assinale a afirmativa correta. 
A
Conjunto de atributos, dados e instruções que definem como as informações devem ser processadas, recuperadas e visualizadas
B
Técnica que indica a existência, ou não, de relações entre variáveis de um processo e sua intensidade
C
É a automação do processo de negócio em sua totalidade ou em partes e que define atividades, regras e procedimento a serem seguidos
D
É uma técnica que dentro do processo de negócio atua no mapeamento de processos, identificando gargalos e restrições
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Assinale a alternativa correta com relação a definição de backup incremental e diferencial. 
A
No backup incremental o tamanho dos arquivos é maior e o tempo para restauração também é menor
B
No backup diferencial o tamanho dos arquivos é maior e o tempo para restauração também é maior
C
No backup incremental o tamanho dos arquivos é menor e o tempo para restauração também é menor
D
O backup diferencial é feito com base nas alterações desde o último backup completo, o tamanho do backup vai aumentando progressivamente
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
 Das definições abaixo sobre gateway, assinale a afirmativa correta. 
A
A principal característica do gateway é aumentar a segurança e o controle de acesso da rede
B
DHCP e DNS são exemplos de gateway
C
É uma máquina destinada para saída da rede, faz a interligação de redes distintas, roteadores são exemplos de gateway
D
O Switch é o único equipamento que atua como gateway, fazendo a interligação de redes distintas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
 É certo afirmar:

I. O Corregedor Regional Eleitoral poderá delegar atribuições aos Juízes Eleitorais.
II. Os Desembargadores Eleitorais da categoria de Magistrados, afastados de suas funções na Justiça Comum por motivo de licença ou férias, poderão ser afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, exceto quando, com períodos de férias coletivas, coincidir a realização de eleições, apuração ou encerramento de alistamento.
III. Depois do registro do processo, será lavrado o termo de recebimento, devendo constar a data do recebimento e o número de folhas, que deverão ser numeradas e rubricadas, de igual forma se procederá quando o processo for restituído à primeira instância em razão de diligências.
IV. Toda a matéria a ser submetida ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão será distribuída pelo Presidente aos Desembargadores Eleitorais, dentro de 24 horas, depois de classificada e numerada, seguindo a ordem de autuação.

Analisando as proposições, pode-se afirmar: 
A
Somente as proposições I e IV estão corretas
B
Somente as proposições II e III estão corretas
C
Somente as proposições II e IV estão corretas
D
Somente as proposições I e III estão corretas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
 É certo afirmar:

I. Dentre outras, compete ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão processar e julgar originariamente o registro de candidato a Governador, Vice-Governador e membros do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, bem como, os crimes eleitorais cometidos por Juízes de Direito e Promotores de Justiça, Deputados Estaduais e Prefeitos Municipais.
II. Todos os feitos processados no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão terão um Relator, salvo aqueles distribuídos ao seu Presidente.
III. No desempenho de suas atribuições, o Corregedor Regional Eleitoral, sempre que entender necessário, por determinação do TSE ou do próprio Tribunal, poderá se locomover para as Zonas Eleitorais, com direito a diárias, arbitradas na forma da lei.
IV. Nos casos de Processos Criminais Originários, Recursos Criminais, Impugnações de Candidaturas e Recursos contra a Expedição de Diplomas, haverá um Revisor, a quem caberá pedir a inclusão em pauta do feito após a revisão.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:
A
Somente as proposições I e IV estão corretas
B
Somente as proposições I e III estão corretas
C
Somente as proposições II e IV estão corretas
D
Somente as proposições II e III estão corretas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
É dada a seguinte planilha no Excel. Qual será o resultado da função MÉDIA(A1:C3) 
Imagem da Questão
A
6
B
4
C
3
D
5
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Observe a acentuação da palavra “diluída”. Agora escolha a alternativa que contenha uma palavra que seja acentuada pela mesma razão. 
A
Difícil
B
Íris
C
Concluíram
D
Júri
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Texto Associado Texto Associado
A ÁGUA QUE VEM DO AR 

Na falta de chuvas, ninguém precisa passar sede. E nem depender da dessalinização do mar, um processo caro e de logística complexa. Conheça a região no meio do deserto chileno que tira água do ar, sem gastar um pingo de energia. 

Por: Fellipe Abreu; Luiz Felipe Silva. Editado por: Karin Hueck.
Adaptado de: http://super.abril.com.br/ideias/a-agua-que-vem-do-ar 
Acesso em 18 jul. 2015. 

Entre a longa Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, no país mais esticado do mundo, está o maior deserto latino-americano, o chileno Atacama. A aridez domina a região e os municípios próximos - são quase 1.500 km de extensão onde a média de chuvas é de 0,1 mm ao ano, com áreas onde a água fica sem cair por séculos. Nesse mar de sequidão, fica a região de Coquimbo, no município de Chungungo, que é banhado pelo mar, e onde choveu apenas cinco vezes em todo o ano de 2013. Na área, a média histórica de chuvas é de apenas 100 mm ao ano - contra 1.500 mm em São Paulo, por exemplo. Mas, ao contrário da capital paulista, aqui não falta água - é possível tirá-la do ar.
O que acontece em Coquimbo é que faltam chuvas, mas sobram nuvens hiperúmidas. São as "nieblas costeras", que se formam sobre a orla, movem-se em direção ao continente e acabam aprisionadas por uma serra, num fenômeno chamado de camanchaca, as "chuvas horizontais". A camanchaca acontece em condições muito específicas de geografia, clima e correntes marítimas, e é bem comum ao longo do litoral peruano e chileno. Essa neblina é composta por minúsculas gotas de água, que, de tão leves, se mantêm suspensas no ar. Se a nuvem encontrar algum tipo de obstáculo, as partículas de água se chocam umas com as outras e começam a se concentrar. Alcançam, então, peso suficiente para cair, virar gotas de água, e deixar um rastro de umidade por onde passam. Nas regiões em que o fenômeno acontece, é comum encontrar árvores eternamente encharcadas e animais com os pelos molhados o tempo todo. A umidade é visível por aqui. Nas altitudes entre 600 e 1.200 metros, onde o fato é mais intenso, a vegetação é abundante e frondosa - ao contrário das zonas em que as neblinas costeiras não acontecem, e que têm solo seco e pouca flora. Foi observando esse contraste que, há 50 anos, pesquisadores da Universidad de Chile tiveram uma ideia: se a água não cai das nuvens, será que daria para pegá-la de dentro delas? Assim nasceu a ideia dos atrapanieblas (em português, algo como "captanuvem") - artefatos criados para tirar, literalmente, água do ar.
As engenhocas são simples: basta esticar malhas de polietileno de alta densidade (parecidas com as que são usadas para proteger plantações do sol), de até 150 metros de largura, entre dois postes de madeira ou aço. A neblina passa pela malha, mas os fios de plástico retêm parte da umidade, que condensa, vira água e escorre até uma canaleta que leva a um reservatório. O negócio é barato e eficiente: cada metro quadrado da malha capta, em média, 4 litros de água por dia, e um atrapaniebla de 40 m2 custa entre US$ 1.000 e 1.500. Para melhorar, o modelo é 100% sustentável. Não atrapalha a flora e a fauna, e funciona durante quase o ano todo, o que torna possível planejar a produção de água. Mas não para por aí: a verdadeira vantagem é que os atrapanieblas não utilizam luz elétrica. Diferentemente de outros métodos caros de obtenção de água em regiões secas, como a dessalinização do mar, eles não precisam de energia para funcionar. O vento trata de espremer as nuvens pelas malhas, e a gravidade cuida de carregar a água até os baldes. Perfeito.
Infelizmente, o projeto não é replicável no mundo todo por causa das condições necessárias de clima e temperatura. Mas países como México e Peru também utilizam a técnica. No árido Estado de Querétaro, na região central do México, e nas secas áreas costeiras do Peru - que inclui a capital Lima, onde a média anual de pluviosidade é de menos de 10 mm, mas cuja umidade relativa do ar chega a 98% -, o projeto já funciona em larga escala. O maior complexo de malha do mundo, contudo, localiza-se em Tojquia, Guatemala: são 60 captadores que, ao todo, compõem uma rede de 1.440 m2 e captam quase 4 mil litros de água diariamente, abastecendo cerca de 30 famílias. Sem gastar energia.
Assinale a alternativa correta. O texto objetiva, principalmente, mostrar que: 
A
Em regiões como a do deserto chileno é possível extrair água das nuvens através de uma estrutura chamada camanchaca
B
Em regiões em que as condições climáticas permitem, é possível, de forma econômica, captar água através de um processo chamado “atrapanieblas”
C
Apesar de econômico, o processo de captação de água apresentado não é aplicável no mundo todo
D
Há formas inéditas de captação de água ainda pouco utilizadas por regiões em que a pluviosidade é baixa
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Existem motivações para a realização de um trabalho de auditoria de TI (Tecnologia da Informação). É correto afirmar quanto aos motivos para realização de uma auditoria: 
A
O responsável de banco de dados é o único beneficiado na organização e por isso motiva a realização de uma auditoria
B
Em geral não existem motivações e as atividades realizadas são tratadas como processos isolados nas empresas
C
Que a auditoria de TI reforça controles gerais e controles em aplicações utilizadas na organização
D
Os motivos atendem a uma decisão isolada da equipe técnica de desenvolvimento de software
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
 Algumas práticas comuns na auditoria de TI incluem o uso de evidências. É correto afirmar que são exemplos de evidências: 
A
Somente são utilizados documentos com análise de riscos gerada pelo próprio auditor
B
Inventário com descarte de avaliações de riscos e relatórios da folha pontos dos funcionários da empresa
C
Não são utilizadas evidências durante uma auditoria de TI
D
Inventário de ativos, documentos sobre a metodologia de avaliação de riscos e relatórios de avaliação de riscos
Página 1 de 25