Questões

Total de Questões Encontradas: 265

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
A respeito de redes de computadores, assinale a alternativa correta.
A
O único motivo da troca do IPv4 para o IPv6 é que IPv6 é muito mais eficiente, sem apresentar nenhum outro tipo de melhoria.
B
O modelo original do TCP/IP prevê três camadas: Enlace, Internet e Transporte.
C
HSRP e VRRP são ambos protocolos de redundância que reduzem o risco de falha nas redes.
D
A Quality of Service (QoS) oferece serviços de rede inteligente, que, quando corretamente aplicados, fornecem desempenho consistente, embora raramente previsível.
E
UDP é um protocolo de comunicação que tem base no envio de pacotes de informação fazendo extensa verificação de erro. Tem como objetivo a integridade do pacote acima da velocidade de envio.
Acerca de IP e TCP, julgue o item que se segue.
O TCP possui capacidade de controle de conexões, utilizando o envio e recebimento de flags para validar ou testar o estado de uma conexão. A flag do tipo SYN faz o pedido de abertura de conexão.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2019 Banca: UFG Órgão: IF-GO Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Dentre os protocolos que compreendem a camada de Aplicação do Modelo TCP/IP, encontram-se:
A
IP, Telnet, NFS.
B
Telnet, TCP e NFS.
C
ICMP, IP e DNS.
D
DHCP, DNS e SNMP.
Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Apesar de apresentarem alguns nomes de camadas semelhantes, os modelos de referência TCP/IP e OSI possuem uma forma de operação bastante diferente. Está correto afirmar sobre as camadas da arquitetura TCP/IP:
A
Inter-rede ou internet é a camada mais inferior do modelo TCP/IP, responsável pela conversão das tensões elétricas.
B
A camada de transporte no modelo TCP/IP não apresenta fusão de outras camadas quando comparada ao modelo OSI.
C
“Aplicação” é o nome da camada do modelo TCP/IP que incorpora duas outras camadas quando comparada ao modelo OSI, quais sejam, sessão e enlace.
D
No modelo de referência TCP/IP, é possível haver uma variação na arquitetura das camadas, com a presença da camada de sessão.
E
A camada de aplicação é considerada de extrema importância pelo fato de ser a responsável pelo controle de sequência, de erros e de fluxo.
Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
No contexto das Redes de Computadores, o entendimento de “janela deslizante” é:
A
Refere-se a um processo de transmissão de mensagens que é desencadeado por um determinado “start” de início que libera uma primeira mensagem e, em seguida, todas as demais são enviadas automaticamente.
B
O encaminhamento sistemático de dados não simétricos através de protocolos dinâmicos que podem ter seus fluxos amplamente controlados com o objetivo de se estabelecer diretrizes de retransmissão.
C
Está relacionado com o significado de “portas de envio”, que é uma sistemática padronizada pelas redes do tipo Ethernet e que tem como finalidade controlar todos os pacotes que passam pelas portas de endereços.
D
É denominada “deslizante”, porque todos os pacotes que são enviados através das janelas que oferecem melhor tráfego conseguem ser enviados de forma rápida e sem gargalos de transmissão.
E
Trata-se de um mecanismo que consiste na realização de um número de transmissões preestabelecidas sem necessitar de uma confirmação de chegada, o que minimiza o tempo de espera de confirmações.
Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Sobre o modelo de referência TCP/IP encontrado nas redes de computadores, é correto afirmar:
A
Sua camada de transporte possui extrema importância na comunicação entre dois equipamentos. O fluxo nessa camada somente se comunica com o seu fluxo par do dispositivo destino. Lida com questões de “QoS”, controle de fluxo, controle de sequência e correção de erros.
B
Protocolos de mais alto nível, como HTTP e SMTP, incluem os detalhes necessários à camada de aplicação e apresentação, enquanto que os protocolos de baixo nível, como DNS; FTP e POP, são responsáveis pelas indicações de fluxo de dados nas camadas de sessão e internet.
C
Em função de ser um protocolo orientado à conexão, os pacotes TCP não necessitam do uso de bits adicionais para assegurar o correto sequenciamento da informação, bem como um “checksum” obrigatório para garantir a integridade do cabeçalho e dos dados transmitidos.
D
Na camada de transporte, além do protocolo TCP, há também o protocolo UDP que em função de sua orientação à conexão possui a capacidade de controlar altos volumes de tráfego na Internet, o que proporciona aos seus usuários uma maior performance no envio e recebimento de dados.
E
O “controle de erros” observado na camada de transporte tem como objetivo detectar e corrigir erros gerados pelas camadas de apresentação e sessão, se preocupando com erros relacionados à integridade do conteúdo do pacote recebido, à entrega duplicada ou a pacotes recebidos fora da sequência.
Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: SLU-DF Prova: Analista de Informática - Informática
Com relação a redes de computadores, julgue os itens seguintes. 
Roteamento e endereçamento são atribuições da camada internet no modelo de referência TCP/IP.
C
Certo
E
Errado
TCP/IP é um conjunto de protocolos usados em redes de computadores. TCP e IP são dois protocolos dessa família e por serem os mais conhecidos, tornou-se comum usar o termo TCP/IP para se referir à família inteira. Sobre TCP/IP, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I. O TCP é um protocolo orientado à conexão, que exige que as duas extremidades concordem em participar

II. Entende-se por datagrama IP a unidade de transferência básica da Internet em uma rede física, um frame que contém um cabeçalho e dados, e esse cabeçalho fornece informações, tais como a origem (física) e endereços de destino.

III. O protocolo IPv4 trabalha com o tamanho de endereços de 32bits, enquanto que o IPv6 trabalha com endereços de 128 bits

IV. O Address Resolution Protocol (ARP) é utilizado pelo IPv4 para procurar um endereço físico, como MAC por exemplo, associado a um endereço de IPv4, enquanto que O IPv6 incorpora estas funções no próprio IP como parte dos algoritmos para autoconfiguração sem registro.
A
F - V - V - F
B
F - F - F -F.
C
F - V - F - V
D
V - V - V -V.
E
V - V - V - F
Na implantação do serviço de VoIP, o Analista especializado em Tecnologia da Informação deve selecionar vários protocolos verticalizados para prover os diferentes níveis e tipos de serviços de comunicação. Um desses protocolos, pertencente à camada de Aplicação do modelo OSI, é utilizado pelos terminais para o transporte fim a fim em tempo real de pacotes de mídia de voz. Esse protocolo é o
A
TCP. 
B
UDP. 
C
RTP.  
D
SCTP. 
E
SIP. 
No serviço de e-mail na internet, os clientes podem acessar e buscar e-mails no servidor utilizando os protocolos POP3 ou IMAP4, que originalmente não possuem recursos de segurança. Uma forma de aprimorar a segurança é utilizar os protocolos POP3 e IMAP4 sobre SSL que são mapeados, respectivamente, nas Portas TCP de números 
A
110 e 443. 
B
443 e 143. 
C
366 e 547. 
D
995 e 993. 
E
465 e 989. 
Página 1 de 27