Questões

Total de Questões Encontradas: 18.574

Texto Associado Texto Associado
O algoritmo MOPSO (Multiobjective Particle Swarm Optimization) é uma versão do algoritmo de enxame de partículas que permite obter um conjunto de soluções não dominadas em um problema multiobjetivo. Nesse algoritmo, a cada iteração, uma dada partícula (solução) tem sempre associada a ela uma melhor solução global e uma melhor solução individual.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre esse algoritmo.
( ) Funciona apenas com dois objetivos.
( ) Em uma dada iteração, se uma partícula (solução) não pertence à frente de Pareto, a melhor solução global a ser associada a essa partícula é selecionada de forma aleatória a partir de soluções da frente de Pareto que a dominam.
( ) Numa dada iteração, se uma partícula (solução) pertence à frente de Pareto, a melhor solução global associada a essa partícula é selecionada de forma aleatória a partir de soluções da frente de Pareto.
( ) Em uma dada iteração, se a nova posição da partícula (solução) não domina e nem é dominada pela sua melhor posição individual, então, a sua melhor posição individual é alterada para a nova posição. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A
F, V, V, V.
B
V, V, F, F.
C
F, F, V, F.
D
V, F, F, V.
Considerando a prototipação nos processos de engenharia de requisitos, assinale a afirmação FALSA.
A
O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders possam experimentá-lo no início do processo de desenvolvimento do software.
B
Um protótipo é usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.
C
Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com desempenho e eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos do sistema.
D
A adoção de práticas de qualidade no desenvolvimento do protótipo possibilita seu aproveitamento como parte do código do sistema final entregue ao cliente.
Analise as seguintes afirmações sobre os tipos de verificação de requisitos e assinale a que NÃO faz parte do processo de Validação de Requisitos.
A
A completude do documento de requisitos deve ser verificada de forma a contemplar os requisitos que definam todas as funções e as restrições pretendidas pelo usuário do sistema.
B
A consistência deve ser verificada para evitar requisitos conflitantes, com restrições ou descrições contraditórias para uma mesma função do sistema.
C
Deve-se verificar se o software atende a seus requisitos; caso contrário, deve-se identificar as situações em que o software se comporta de maneira incorreta.
D
Verificar o realismo consiste em avaliar se o requisito realmente pode ser implementado, podendo levar em consideração aspectos de orçamento, prazo e tecnologia existente para desenvolvimento do sistema.
A validação de requisitos é o processo que verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer. Uma técnica recomendada na validação dos requisitos é a de Revisão Técnica Formal (RTF). Em relação à RTF, é INCORRETO afirmar que
A
somente engenheiros de requisitos participam das reuniões; não é necessária a participação de usuários finais.
B
é conduzida como uma reunião planejada, controlada e assistida.
C
checklists são utilizadas para guiar a revisão.
D
envolve um número limitado de pessoas e possui uma duração definida.
Gerenciamento de requisitos é o processo de compreensão e controle das mudanças nos requisitos do sistema em desenvolvimento. Com relação ao gerenciamento de requisitos em processos de software tradicionais, é INCORRETO afirmar que
A
mudanças nos requisitos do sistema devem ser avaliadas sem levar em conta implicações em custo e prazos, de forma a minimizar os riscos do projeto.
B
é necessário definir políticas de rastreabilidade que permitam a fácil determinação dos antecedentes e consequências de todos os requisitos.
C
uma das atividades necessárias ao gerenciamento de alterações de requisitos é a avaliação de seus impactos em relação aos objetivos do projeto.
D
como o gerenciamento de requisitos envolve o processamento de grandes quantidades de informações sobre os requisitos, é recomendável definir as ferramentas que serão usadas para o armazenamento dos requisitos, o gerenciamento de mudanças e para o gerenciamento da rastreabilidade.
No âmbito da Engenharia de Requisitos, a Prototipação é
A
uma técnica usada na elicitação de requisitos.
B
uma abordagem de implementação e verificação.
C
uma técnica usada na validação.
D
uma técnica usada na elicitação e na validação.
Diversas técnicas que envolvem as pessoas interessadas (stakeholders, em inglês) no desenvolvimento de um software podem ser adotadas no processo de levantamento de requisitos. Considerando essas técnicas, assinale a afirmação FALSA.
A
A prototipagem não é uma técnica adequada para o levantamento de requisitos não funcionais de desempenho.
B
A técnica de observação não é adequada quando fatores sociais e organizacionais afetam o trabalho das pessoas e as mesmas têm dificuldade ou relutam em colaborar ou expressar seus requisitos.
C
Questionários e pesquisas são úteis para obter rapidamente requisitos de um grande número de respondentes geograficamente localizados.
D
Oficinas são indicadas para definir rapidamente requisitos e reconciliar as diferenças entre as partes.
Um analista necessita elicitar os requisitos de um sistema junto aos usuários. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma técnica de levantamento de requisitos.
A
análise de cenários de uso
B
brainstorming
C
joint application design
D
matriz de rastreabilidade
Requisitos não funcionais são restrições às funções ou serviços oferecidos pelo sistema e podem ser classificados em requisitos do produto, organizacionais ou externos. Assinale a opção que corresponde a requisitos não funcionais do produto.
A
eficiência e segurança
B
usabilidade e contábeis
C
operacionais e desempenho
D
éticos e proteção
Texto Associado Texto Associado
Considere os requisitos listados a seguir: 
I. O sistema deve ser compatível com navegadores executando em smartphones.
II. O sistema deve permitir o cadastro de médicos, sua matrícula e suas áreas de especialização.
III. O sistema deve permitir a emissão de relatórios contendo a alocação das salas e turmas.
IV. O sistema deve ser desenvolvido na linguagem PHP.
V. O sistema deve fornecer uma solução de interoperabilidade com o sistema financeiro e de recursos humanos já existentes na instituição.
VI. O tempo de resposta a qualquer consulta deve ser de no máximo dez segundos no contexto de mil usuários simultâneos.
São requisitos não funcionais somente os que constam em
A
I, II e IV.
B
II, III e V.
C
I, IV, V e VI.
D
III e VI.
Página 1 de 1858