Questões

Total de Questões Encontradas: 69

Texto Associado Texto Associado
O processo de calibração é geralmente necessário em modelagem hidrológica do tipo chuva-vazão e esse processo é geralmente baseado em algoritmos de otimização. Em relação a esse processo, considere as seguintes afirmações: 
I. Quando o coeficiente de eficiência de NashSutcliff, aplicado às séries de vazão no período de calibração, é negativo, significa que o erro quadrático médio resultante do uso do modelo no período de calibração é maior do que o erro quadrático médio que teria sido obtido caso todos os valores simulados fossem iguais à média das vazões observadas no mesmo período.
II. Funções objetivo que empregam as vazões simuladas e observadas, e que são baseadas no somatório dos resíduos quadráticos acabam por enfatizar o desempenho do modelo em momentos de vazões mais altas.
III. Os resultados obtidos em um processo de calibração dependem fortemente da função objetivo empregada: fato esse que motivou o surgimento de abordagens multiobjetivas.
IV. O algoritmo de otimização denominado Shuffled Complex Evolution Metropolis (SCEM-UA), desenvolvido na Universidade do Arizona, é muito empregado na calibração de modelos hidrológicos e pode ser considerado um algoritmo de busca local.
É correto o que se afirma em
A
I, II e IV apenas.
B
III e IV apenas.
C
I, II, III e IV.
D
I, II e III apenas.
Texto Associado Texto Associado
Atente às seguintes afirmações sobre algoritmo baseado em enxames de partículas: 
I. Trabalha a partir de um conjunto de soluções iniciais, geradas de forma aleatória no espaço factível de busca. Cada solução é chamada de partícula.
II. Ao longo do processo iterativo, o algoritmo mantém na memória a posição da melhor solução encontrada por cada partícula, e essa posição afeta o movimento da partícula na próxima iteração.
III. Ao longo do processo iterativo, o algoritmo mantém na memória a posição da melhor solução global, ou seja, considerando todas as partículas, porém, essa informação não afeta o movimento das partículas na próxima iteração.
IV. O movimento das partículas em cada iteração segue uma equação determinística.
É correto o que se afirma em
A
II, III e IV apenas.
B
I e II apenas.
C
I, III e IV apenas.
D
I, II, III e IV.
Texto Associado Texto Associado
Considere a seguinte lista de algoritmos de otimização já empregados na literatura em estudos de calibração de modelos hidrológicos: Simplex, apresentado originalmente por Nelder e Mead (1965), método de Rosembrook (Rosembrook, 1960), algoritmos baseados nos métodos de Newton e Quase-Newton, algoritmos genéticos, métodos baseados em enxames de partículas, e os algoritmos Shuffled Complex Evolution (SCE) e Shuffled Complex Evolution Metropolis (SCEM), ambos desenvolvidos pela Universidade do Arizona. Alguns desses algoritmos são considerados de busca local e outros como de busca global.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre alguns desses algoritmos. 
( ) O método Simplex e o método de Rosenbrook são algoritmos de busca global.
( ) Algoritmos de busca local baseados em gradientes, como no caso daqueles baseados no método de Newton, apresentam rápida convergência, porém, são muito dependentes da condição inicial.
( ) O SCE emprega uma adaptação do método Simplex para realizar a etapa de evolução de cada grupo de soluções (complex).
( ) O SCEM, além de empregar uma versão adaptada do Simplex, faz também uso do algoritmo Metropolis-Hastings para realizar a etapa de evolução de cada grupo de soluções (complex), permitindo ao final obter uma estimativa das incertezas do modelo hidrológico.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A
V, F, V, V.
B
F, V, F, F.
C
V, F, F, V.
D
F, V, V, F.
Texto Associado Texto Associado
Nas últimas décadas, observou-se um aumento no uso de algoritmos baseados em computação evolutiva para otimização de problemas na engenharia. Duas abordagens têm sido muito empregadas: a baseada em algoritmos evolutivos, como no caso do algoritmo genético, e a baseada em inteligência de enxames, como no caso do algoritmo de enxame de partículas.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre algoritmos de otimização baseados em computação evolutiva. 
( ) O correto funcionamento desses algoritmos não depende da função objetivo ser côncava ou convexa, linear ou não linear.
( ) Algoritmos baseados em computação evolutiva funcionam mesmo quando a função objetivo apresenta descontinuidades, pois não são baseados no gradiente da função objetivo.
( ) Embora possuam componentes de natureza randômica, tais algoritmos alcançam sempre o mesmo resultado.
( ) Não é possível garantir que o resultado obtido é o ótimo global.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A
F, F, V, F.
B
V, V, F, V.
C
F, V, V, F.
D
V, F, F, V.
Texto Associado Texto Associado
Foi realizado um estudo de gestão de uso do solo e da qualidade da água em uma dada bacia hidrográfica. Quatro objetivos estão em jogo: a minimização do custo de implantação e manutenção, a minimização da taxa de erosão do solo na bacia, a minimização do aporte de fósforo para dentro dos corpos d’água, e a minimização da demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Quatro alternativas de projeto foram identificadas e os resultados são apresentados na Tabela abaixo. 
Imagem Associada da Questão
Considerando as alternativas acima apresentadas, é correto afirmar que pertencem à frente de Pareto as que constam em
A
I, II e III apenas.
B
I e IV apenas.
C
I, II, III e IV.
D
II, III e IV apenas.
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Acerca da motivação dos atos administrativos, com base na Lei Estadual n2 12.209, de 20 de abril de 2011, é correto afirmar:
A
A motivação é um princípio implícito, pois não consta do rol dos princípios explicitados na lei.
B
A perfeição dos atos de natureza colegiada depende de motivação individualizada pelos integrantes do colegiado.
C
A lei admite a chamada motivação aliunde ou per relationem.
D
A autoridade julgadora deve emitir decisão motivada nos processos administrativos, bem como sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência, no prazo improrrogável de trinta dias.
E
A avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior independe de motivação, pois se trata de poder implícito, decorrente do princípio hierárquico.
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
A
Compete ao poder público a adoção de medidas que coíbam a descentralização dos órgãos que tenham atribuições de defesa do consumidor.
B
O poder público deve garantir às pessoas portadoras de deficiência e aos idosos o acesso adequado a logradouros e edifícios de uso público e privado.
C
Os recursos hídricos do Distrito Federal não constituem patrimônio público.
D
É dever da família, da sociedade e do poder público garantir o amparo a pessoas idosas e sua participação na comunidade.
E
A exigência de documento médico para controle de gravidez ou fertilidade em empresas e órgãos públicos é lícita e não se configura como ato de discriminação à mulher.
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
A Lei no 10.973/2004, com redação dada pela Lei no 13.243/2016, estabeleceu, no art. 16, que a Instituição Científica e Tecnológica (ICT) pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) próprio ou em associação com outras ICT. Qual é a principal finalidade desses NIT?
A
Promover a colocação de egressos da pós-graduação da ICT no mercado de trabalho.
B
Promover a seleção de alunos de mestrado e doutorado para a política de inovação da ICT.
C
Comercializar os produtos resultantes de atividades de inovação das quais a ICT participe.
D
Apoiar a gestão da política de inovação da ICT pública.
E
Coordenar e acompanhar as atividades de alunos de pós-graduação da ICT em programas de cooperação internacional.
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
A Lei no 10.973/2004 foi modificada pela Lei no 13.243/2016, e uma das modificações mais importantes foi a do conceito de Instituição Científica e Tecnológica (ICT). Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica a modificação do conceito de ICT.
A
Permite a inclusão de universidades estrangeiras no conceito de ICT.
B
Amplia o conceito de ICT para incluir pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.
C
Permite a inclusão de empresas privadas que operam no lucro real como ICT.
D
Amplia o conceito de ICT para entes privados com fins lucrativos.
E
Possibilita a todas as microempresas e empresas de pequeno porte, conforme caracterizadas na Lei Complementar no 123/2006, serem consideradas ICT.
Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Sobre a composição do Conselho Regional, prevista no capítulo II, do Regimento Interno do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo, é correto afirmar que:
A
Os conselheiros do Conselho Regional não respondem solidária nem subsidiariamente por qualquer obrigação contraída em nome do Conselho.
B
É constituído de 07 (sete) representantes comerciais, legalmente habilitados, sendo 2/3 (dois terços) de seus membros constituídos pelo Presidente.
C
As eleições serão realizadas em uma mesma assembleia geral, sendo imprescindível que todos os candidatos estejam registrados como pessoa natural há mais de três anos.
D
Apenas aos componentes da Diretoria Executiva do Conselho não caberá a obrigatoriedade dos mesmos residirem na localidade em que estiver sediada a entidade.
E
Quando houver vagas, as mesmas não serão preenchidas, salvo quando o número dos conselheiros em exercício se reduzir a menos de 1/3 (um terço) do total.
Página 1 de 7