Questões

Total de Questões Encontradas: 103

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, no dia 13 de junho de 2019, a Lei N° 7.716/89, que define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, e também deve ser aplicada a quem praticar condutas discriminatórias homofóbicas e transfóbicas. Com relação a essa Lei é correto afirmar:
A
A Lei do racismo, aprovada pelo Congresso Nacional, no dia 13 de junho de 2019 pune definitivamente no país a discriminação contra os negros quilombolas.
B
A Lei do racismo servirá para punir homotransfobia - discriminação contra homossexuais e transexuais
C
A ação que foi julgada e transformada na Lei N° 7.716/89 foi provocada pela associação das empregadas domésticas do Rio de Janeiro e pelo Partido Social dos Trabalhadores Unidos (PSTU).
D
A Lei N° 7.716/89, de dia 13 de junho de 2019, define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião pode ser vetada pelo executivo
E
O texto aprovado pelo Congresso agora vai ser votado no Senado Federal.
Texto Associado Texto Associado
As criptomoedas são moedas virtuais, utilizadas para a realização de pagamentos em transações comerciais. Além de serem completamente virtuais, existem três características que as diferenciam das moedas regulares:descentralização, anonimato e baixo custo de transação
 (Fonte: Politize!).
Qual das moedas abaixo não é uma criptomoeda?
A
peso
B
 petro
C
bitcoin
D
monero
E
dogecoin
A crise econômica e política venezuelana criou uma nova liderança que se auto declarou o novo presidente do país, e que foi reconhecido por mais de 30 países. Seu nome é?
A
Ruan Francisco Guaidó
B
Hugo Chaves
C
Juan Guaidó 
D
Nicolás Maduro
E
Fidel Castro
Em relação à área indígena Raposa Serra do Sol é correto afirmar:
A
A demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol em Roraima foi aplaudida por fazendeiros e garimpeiros, consciente de que a homologação protegeria as populações indígenas, eliminando os conflitos por terra e protegendo nossas fronteiras
B
Cabe ainda recursos.
C
A terra indígena Raposa Serra do Sol fica localizada no Estado do Amazonas.
D
A demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol em Roraima foi transitada e julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010.
E
A terra indígena Raposa Serra do Sol é habitada pelos índios Yanomamis.
Uma deputada estadual de Roraima que tomou posse em 2019, por força de uma liminar do Juiz Federal Helder Girão, foi acusada de desviar 70 milhões do transporte escolar em Roraima. Pergunta-se: qual seu nome e seu partido? 
A
Batista Campos, do PT.
B
Marcela Cunha, do PV
C
Sonia Cunha, do PT. 
D
Sueli dos Santos, do Solidariedade
E
Yonny Pedroso, do Solidariedade.
A comunicação pela internet tem passado pela multiplicação do uso de hashtags, graficamente representadas pelo sinal "#". O caractere vincula textos, fotos e diversos outros conteúdos em rede. O fenômeno abrange inclusive campanhas de conscientização política e social, tendo como exemplo a hashtag "Eles por elas", ou #ElesPorElas. De que trata essa campanha?
A
de promover o empreendedorismo e a empregabilidade feminina nas empresas
B
é uma campanha internacional por maior participação feminina nos partidos políticos
C
é uma campanha nacional contra o aumento do feminicídio no Brasil 
D
do envolvimento de homens e meninos na redução da desigualdade de gênero 
E
da defesa das mulheres por homens quando elas não estiverem presentes
As redes sociais são uma nova forma de comunicação. Se há algum tempo as redes eram dominadas por jovens, hoje não é mais possível definir um único tipo de público adepto das redes sociais. Pessoas de todas as idades, classes sociais e dos mais diversos interesses e formação são, com muita naturalidade, assíduas frequentadoras das redes. Analistas desse fenômeno contemporâneo veem muitos aspectos positivos nessa atividade, mas apontam alguns negativos. Um dos aspectos negativos que preocupa esses analistas, porque pode ser considerado consequência de invasão de privacidade, é o(a)
A
compartilhamento de informações públicas, antecipando o noticiário da mídia escrita.
B
acompanhamento empresarial das tendências de consumo dos usuários.
C
reencontro com pessoas que fizeram parte das vidas dos usuários em algum momento.
D
redução da capacidade de comunicação verbal entre os jovens.
E
possibilidade de estabelecer contato com amigos e parentes a qualquer instante por meio de ferramenta de comunicação assíncrona.
A Tecnologia da Informação no século XXI propiciou avanços de tal ordem que a forma pela qual as organizações estruturam seus negócios modificou-se profundamente.
Um exemplo que corrobora essa afirmação é a adoção, por parte das organizações,
A
da técnica de virtualização, que cria camadas de máquinas virtuais em uma máquina lógica real e, com isso, vários equipamentos físicos aparentam ser um único lógico.
B
das aplicações mashup, tecnologia de gerenciamento da informação que combina dados de múltiplas fontes e publica o resultado de forma organizada.
C
das private clouds, que oferecem estrutura de armazenamento de dados e aplicações nos servidores do provedor do serviço, em vez dos da companhia contratante.
D
dos Master Data Management (MDM), que servem como interface entre os sistemas integrados de gestão e os modelos de aplicação web feeds, screen scrapping e SOAP.
E
dos silos de dados, que integram em sua estrutura dados de um setor específico da organização no processo de tomada de decisões, normalmente de cunho tático.
Ano: 2018 Banca: FADESP Órgão: BANPARA Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados
Em um mapeamento global, o Brasil, que é considerado o país mais violento do mundo contra ambientalistas, pelo levantamento da organização Global Witness, é também um dos piores em termos de conflitos ambientais. Três desastres marcam a inserção do país entre aqueles com os piores conflitos ambientais do mundo:
A
construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, “Povoados do câncer” (Cubatão) e grilagem de terras mortal (Pará).
B
construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), morte de 5000 bois vivos em Barcarena e rompimento da barragem em Mariana.
C
desastre ambiental em Barcarena (Hydro), Césio 137 em Goiânia e vazamento de óleo na Bacia de Campos.
D
incêndio da Ultracargo (São Paulo), construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e rompimento da barragem em Mariana.
E
tragédia da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, crime ambiental da Samarco (Vale e BBHP) em Minas Gerais e construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Ano: 2018 Banca: FADESP Órgão: BANPARA Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados
A Guerra Civil na Síria completou sete anos, e sobre o conflito é correto afirmar que
A
os russos, até o momento, apoiaram o exército sírio monetariamente e no fornecimento de equipamento bélico, não realizando nenhum tipo de intervenção militar direta.
B
trata-se de uma guerra civil que opõe rebeldes e jihadistas ao regime do presidente Bashar al-Assad, sem as grandes dimensões de um conflito internacional.
C
acontece desde 2011 e é considerada um dos grandes desastres humanitários dos últimos anos.
D
trata-se de um conflito político em razão do poder econômico e pela conquista de petróleo, sem nenhuma vinculação de cunho religioso.
E
a participação dos Estados Unidos no conflito se dá por meio do apoio à manutenção de Assad no poder.
Página 1 de 11