Questões

Total de Questões Encontradas: 86

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Ao dispor sobre finanças públicas e orçamentos, a Constituição Federal autoriza a
A
abertura de crédito suplementar sem indicação dos recursos correspondentes, desde que mediante prévia autorização legislativa.
B
vinculação de receitas próprias geradas pelo imposto sobre propriedade predial e territorial urbana para pagamento de débitos do Município para com União e Estado.
C
realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, quando autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, desde que aprovados pelo Poder Legislativo, pelo voto de dois terços de seus membros.
D
transferência de recursos de uma categoria de programação para outra, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem prévia autorização legislativa.
E
abertura de crédito extraordinário por ato do Presidente da República, desde que mediante prévia delegação legislativa, para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, decorrentes de calamidade pública.
Entre os elementos que devem, obrigatoriamente, constar da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, insere-se o Anexo de Riscos Fiscais,
A
no qual é demonstrada a estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.
B
que representa a evolução do patrimônio líquido do ente, nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos.
C
onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
D
que contempla as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública.
E
fixando o limite máximo de endividamento do ente e os limites globais e prudencial de gastos com pessoal e custeio para o exercício seguinte.
O orçamento público que se caracteriza por realizar a alocação de recursos visando à aquisição de meios e por utilizar como principais critérios classificatórios as unidades administrativas e os elementos de despesa e o orçamento público que se caracteriza por realizar a alocação de recursos visando à consecução de objetivos e metas e por utilizar como principal critério classificatório a funcional-programática correspondem, respectivamente, ao
A
orçamento tradicional e ao orçamento-programa.
B
orçamento tradicional e ao orçamento clássico.
C
orçamento impositivo e ao orçamento clássico.
D
orçamento-programa e ao orçamento por resultado.
E
orçamento por desempenho e ao orçamento clássico.
De acordo com o princípio orçamentário
A
da compreensibilidade, a Lei Orçamentária Anual de um ente público municipal deve ser apresentada de maneira que os usuários compreendam seu significado bem como deve ser amplamente divulgada à sociedade.
B
da comparabilidade, um ente público municipal deve apresentar informações orçamentárias e patrimoniais comparativas para possibilitar que os usuários identifiquem semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.
C
da competência, as receitas fixadas e as despesas previstas devem ser registradas na Lei Orçamentária Anual de acordo com os seus respectivos fatos geradores.
D
da totalidade, a Lei Orçamentária Anual de um ente público municipal deve conter todas as receitas fixadas e as despesas previstas pelos poderes do referido ente bem como das empresas públicas independentes.
E
do orçamento bruto, um ente público municipal deve registrar as receitas e as despesas na Lei Orçamentária Anual pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Segundo o texto, a troca de mensagens entre a aplicação e o web service utiliza o protocolo SOAP. Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter diversos elementos. Sobre esses elementos, é correto afirmar que
A
Se um elemento Fault está presente na mensagem, ele deve aparecer como um elemento filho do elemento Header. 
B
se o elemento Header estiver presente na mensagem SOAP, ele deve ser o primeiro elemento filho do elemento SOAP.
C
o elemento Fault é obrigatório e é usado para recuperar mensagens de erro e informações de status resultantes do envio da mensagem. 
D
o elemento SOAP é o elemento raiz de uma mensagem, e define que o documento XML é uma mensagem SOAP. 
E
um elemento Fault não pode aparecer mais que uma vez em uma mensagem SOAP. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
O serviço de diretório citado no texto e a linguagem utilizada para publicar a descrição do serviço são, respectivamente, 
A
WS-RPC e XSLT. 
B
EDI e WS-Inspection. 
C
UDDI e WSDL.
D
UDDI e XSL. 
E
EDI e BPEL. 
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Para que arquivos para funcionamento de um sítio web armazenados no diretório /var/www/sitio01 fiquem acessíveis via HTTP usando o Apache, é necessário incluir, no arquivo de configuração do servidor, a seguinte linha DocumentRoot /var/www/sitio01
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
O maior número de imigrantes residentes em Rondônia é originado da República do Haiti, segundo dados da Delegacia de Imigração da Polícia Federal, em Porto Velho. Do total de 1.914 imigrantes que entraram no Estado em 2012, 1.084 foram de haitianos, seguidos por bolivianos, chilenos e peruanos.
 
Adaptado de O Globo de 07/02/2013.
Com base no texto e no mapa, assinale a afirmativa que indica corretamente um dos fatores pelos quais Rondônia tornou-se recentemente um dos polos de atração para o fluxo migratório de haitianos. 
Imagem da Questão
A
A legalização do ingresso dos haitianos na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, em função do Acordo de Livre Trânsito e Residência vigente entre os membros do Mercosul
B
O recrutamento crescente de mão de obra pelas multinacionais de mineração, que se beneficiam do domínio do espanhol, francês e inglês comum entre os haitianos. 
C
 A criação de igrejas haitianas de diversas denominações evangélicas em Porto Velho, fruto da vinda de missionários daquele país para o Brasil. 
D
A possibilidade de empregabilidade na região, aberta pela construção das hidrelétricas na calha do Rio Madeira e de pontes e rodovias. 
E
O amparo governamental aos imigrantes haitianos, que recebem permissão de ingresso e permanência no Brasil mediante a concessão de asilo político. 
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
A Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) almeja diversos resultados. Assinale a alternativa que não contempla um dos objetivos dispostos na lei que criou a política nacional mencionada:
A
Estimular o desenvolvimento do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões
B
Reduzir emissões de gases de efeito estufa em relação às suas diferentes fontes
C
Preservar e recuperar recursos naturais
D
Desestimular políticas públicas de incentivo à utilização de energia produzida a partir da manipulação de material nuclear
E
Consolidar a expansão de áreas legalmente protegidas 
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: Análise de Sistemas - Suporte Operacional
A frase abaixo em que a substituição de uma oração reduzida por uma desenvolvida equivalente é inadequada é: 
A
“Sou como uma planta do deserto. Uma única gota de orvalho é suficiente para me alimentar”. (Leonel Brizola) / para que eu me alimente
B
“Você nunca realmente perde até parar de tentar”. (Mike Ditka) / até que pare de tentar
C
“Uma rua sem saída é apenas um bom lugar para se dar a volta”. (Naomi Judd) / para que se dê a volta
D
“Amor é um truque sujo que nos impuseram para obter a continuidade de nossa espécie”. (Somerset Maugham) / para que se obtivesse a continuidade de nossa espécie
E
“O amor é a asa que Deus deu ao homem para voar até Ele”. (Roger Luján) / para que voe até Ele
Página 1 de 9