Ano: 2018 Banca: UECE Órgão: UECE Prova: Pesquisador - Informática - Sistema de Suporte de Decisão
Texto Associado Texto Associado
Considere a seguinte lista de algoritmos de otimização já empregados na literatura em estudos de calibração de modelos hidrológicos: Simplex, apresentado originalmente por Nelder e Mead (1965), método de Rosembrook (Rosembrook, 1960), algoritmos baseados nos métodos de Newton e Quase-Newton, algoritmos genéticos, métodos baseados em enxames de partículas, e os algoritmos Shuffled Complex Evolution (SCE) e Shuffled Complex Evolution Metropolis (SCEM), ambos desenvolvidos pela Universidade do Arizona. Alguns desses algoritmos são considerados de busca local e outros como de busca global.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre alguns desses algoritmos. 
( ) O método Simplex e o método de Rosenbrook são algoritmos de busca global.
( ) Algoritmos de busca local baseados em gradientes, como no caso daqueles baseados no método de Newton, apresentam rápida convergência, porém, são muito dependentes da condição inicial.
( ) O SCE emprega uma adaptação do método Simplex para realizar a etapa de evolução de cada grupo de soluções (complex).
( ) O SCEM, além de empregar uma versão adaptada do Simplex, faz também uso do algoritmo Metropolis-Hastings para realizar a etapa de evolução de cada grupo de soluções (complex), permitindo ao final obter uma estimativa das incertezas do modelo hidrológico.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A
V, F, V, V.
B
F, V, F, F.
C
V, F, F, V.
D
F, V, V, F.